Friday, February 4, 2011

Prestissimo

Certas decisões tomadas após muito pensar me fizeram refletir sobre uma questão importante: por que temos pressa?

A sociedade atual exige que sejamos rápidos nos gestos, ações e pensamentos. Isto é saudável? Acelerar o nosso ritmo natural gera males físicos e psicológicos, que podem nos acompanhar por toda a vida.

Observemos à nossa volta. Há crianças que abandonam prematuramente suas infâncias pela pressa de crescer. Limitam-se a imitar os adultos nas suas roupas, gostos e manias. Não vivem seus momentos únicos. Não amadurecem. Serão elas futuras mães e pais. Despreparados, perdidos, mal resolvidos, amargurados...

Num outro patamar, podemos ver adolescentes desesperados por um título de aceitação na sociedade: o diploma universitário. Muitos, ansiosos e pressionados pelo fim do ensino médio e pela entrada na faculdade, acabam por escolher um curso qualquer. Uma carreira qualquer. Para serem jogados de volta à sociedade dali 3 ou 5 anos com diploma na mão e a infeliz descoberta: ser mais um.

Quantos talentos escondidos?

Existe uma mentalidade muito forte na sociedade atual que valoriza mais títulos que talentos. Diante disso, questiono: de que adianta um diploma sem o amor pela profissão? Estamos formando a cada ano legiões de advogados, engenheiros, pedagogos, administradores, médicos, psicólogos... e pouquíssimos profissionais. Parece irracional, mas não é. Basta olhar para o advogado que não passou na OAB, para a pedagoga que foi trabalhar no comércio, para o médico irresponsável, para o professor estúpido, para o psicólogo imbecil, para o político corrupto.
Quantos anos de estudo e desgaste perdidos?

Eis aqui um apelo:

Vamos formar cidadãos éticos, honestos, felizes. Que se tornem bons pais, bons amigos, bons profissionais.

Antes de entregarmos a eles meros diplomas.

2 comments:

  1. Perfeito esse texto. Adorei mesmo. Tanto que estou seguindo seu Blog. Caso ache interessante, me siga também http://romanticidiobr.blogspot.com.br/ .Beijos.

    ReplyDelete
  2. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ReplyDelete