Wednesday, January 19, 2011

Colagens sobre o silêncio


"Não há nada tão sublime ou atordoante em música como o silêncio"

Pare. Escute.
Ouça o silêncio.
O silêncio é repleto de som.

John Cage, em seus experimentos a respeito do silêncio, certa vez se enclausurou em uma cabine totalmente à prova de som.

Entretanto, pôde ouvir dois sons, sendo um deles agudo e outro grave.

"Quando eu os descrevi para o engenheiro responsável, ele me informou que o agudo era meu próprio sistema nervoso em funcionamento, e o grave era meu sangue circulando."

O silêncio atrai o silêncio.
Em um ambiente barulhento, somos induzidos a produzir som.
Em um ambiente silencioso, silenciamos.

Mas, contemplar um ambiente de silêncio absoluto, isso é negativo e aterrorizante.

Le silence éternal de ces espaces infinis m'effraye.
(O silêncio eterno desses espaços infinitos me assusta.)
Pascal

Do livro "O ouvido pensante" de Murray Schafer

No comments:

Post a Comment