Thursday, April 15, 2010

Amor... é?

"Amor é fogo que arde sem se ver
É ferida que doi e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer"

Ah, o amor... que move o mundo desde o seu início. Move as vidas humanas. A gente nasce, cresce e se enche de problemas... e a única razão pra continuar vivendo é o amor. Mas há um equívoco na ideia desse sentimento tão sutil que prevalece na mentalidade humana. Camões e todos os românticos que me perdoem, mas em suma, não conheciam o amor.

E não só eles, como todos nós, pobres mortais, já sofremos desse engano. É porque lá no fundo, camuflada entre belas imagens e a busca pelo prazer, está a famosa e sedutora paixão. Ela, traiçoeira por excelência, é vendida tal gato por lebre aos quatro ventos, com o nome de amor. É ela que cega, algema, e mata qualquer ser humano.

Já o amor... é tão complexo que eu temo descrevê-lo em palavras. Porque amar é um exercício diário de desapego, de entrega. Da busca pelo prazer do próximo, o que é contrário à paixão, que nos induz à satisfação dos nossos próprios prazeres. Amar é deixar livre a pessoa amada, sem apego, sem exigências. É doar-se, é querer bem, com respeito e cuidado. É sentir prazer simplesmente por estar na companhia de alguém, e isso é eterno. Em todas as suas formas. E nada do que se faz por amor se perde. Fica na alma, mesmo que incompreendido.
E eu confesso, sem receio, que acho o amor muito complexo. Espero algum dia vivê-lo e entendê-lo dessa forma plena; pois embora haja esforço os meus sentimentos, hormônios e a própria sociedade me levam a cometer erros. Mas não desistirei.

Porque o amor é a única coisa não-perecível na vida.


*Para Flávio, que caminha comigo pacientemente, no meu aprendizado de amar.

1 comment:

  1. Bom esse seu post também Fernanda. Eu não tinha pensado pelo lado da paixão, de ser só um fingimento de amor ou seja lá o que for, que realmente nos engana em confundirmos amor e paixão. O amor é indescritível, e poucas atitudes o demonstram de uma maneira perceptível.
    Curti seu blog também (: Filosofia is in tha house HAHAHAHA'

    (uogac euq áres?) UAHAUHAUAH

    ReplyDelete